Em uma escola de Salvador, na Bahia, a professora de quarta série estimulou seus alunos a trazerem na quinta-feira da Semana Santa, um ovo, e, dentro dele, qualquer objeto simbolizando a Páscoa. Um dos meninos, bem mais velho que os demais coleguinhas, chamava-se Carlos - portador da síndrome de Down. Notando a agitação, preocupação e angústia do garoto, a educadora procurou incentivá-lo, dando-lhe a certeza de que ele também conseguiria realizar a tarefa.
No dia marcado para a apresentação dos trabalhos, cada um procurou dar o melhor de si, mostrando o símbolo e sua relação com a festa cristã. Jorginho trouxe uma pequena cruz e explicou:
- Esta cruz representa o modo como Jesus foi morto no dia da Páscoa.
- Muito bem. Meus parabéns - respondeu a professora, dando continuidade à exposição.
Em seguida, Sabrina enfatizou a importância da ceia com um cálice:
- Durante a ceia, os discípulos e Jesus beberam o vinho (suco puro de uva) num cálice, simbolizando o sangue que Ele derramaria na cruz no dia seguinte.
Outro mostrou um pequeno frasco de agradável fragrância:
- Quando estava na sepultura, algumas mulheres levaram perfumes com a intenção de ungir o corpo de Jesus, mas este já havia ressuscitado.
E assim, as crianças, uma a uma, apresentaram um prego, um pãozinho, um ramo de árvore, um pouco de água e até um espinho.
Chegando a vez de Carlos, para surpresa e decepção de todos, seu ovo estava vazio. Então, a professora quis saber por que ele não se esforçara em trazer um símbolo da Páscoa. Meio sem jeito, gaguejando, mas eufórico, respondeu:
- Mas eu trouxe, professora. Eu consegui um símbolo da Páscoa. Está vazio. Este é o símbolo. O túmulo de Jesus está vazio. Não há nada mais importante do que isso.
Enquanto outras sepulturas mantêm seus personagens históricos ali depositados, a tumba do líder máximo do cristianismo está literalmente desocupada, para nossa alegria, nos dando a esperança de que um dia teremos, assim como Ele, a vida eterna.
Cristo veio a este mundo para morrer em nosso lugar, pelos nossos pecados, "para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna".
Mas também foi por nós que Ele, ao terceiro dia, ressuscitou dentre os mortos vencendo a morte e um dia cumprirá Sua promessa descrita em João 14:3; "Pois quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também".
Que nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo volte em breve. Amém!